HOMOCISTEÍNA – NOÇÕES BÁSICAS

 

  

Tradução livre de um artigo do dr. ben Kim


Entre os marcadores gerais do estado geral de saúde, poucos exames tem maior peso preditivo que a homocisteína.

A quantidade de homocisteína no sangue é um dos melhores indicadores objetivos de quão saudável você é e quanto tempo você vai viver.

Um nível elevado de homocisteína no sangue é um fator de risco muito fiel para os seguintes quadros clínicos:


  1. Infarto do miocárdio (ataque cardíaco)
  2. Acidente vascular cerebral (AVC)
  3. Câncer
  4. Diabetes
  5. Tireoide (alterações ligadas a problemas de saúde)
  6. Condições neurológicas como Parkinson e Alzheimer
  7. Depressão
  8. Infertilidade
  9. Dor Crônica
  10. Distúrbios digestivos

 

O que exatamente é a homocisteína?

A homocisteína é um aminoácido que o seu corpo produz a partir de outro aminoácido chamado metionina. Você pode obter a partir de metionina muitos dos alimentos densos em proteína que você comer habitualmente, como ovos, laticínios, peixes e carnes. Normalmente, a homocisteína encontrada no seu sangue é convertida em duas substâncias chamadas SAMe (S-adenosil metionina) e glutationa. Ambos SAMe e glutationa tem efeitos de promoção à saúde. Especificamente, a SAMe ajuda a prevenir a depressão, artrite e lesões no fígado. A glutationa é um poderoso antioxidante e agente desintoxicante que ajuda a retardar o envelhecimento. Dito de outra maneira, seu corpo precisa dessa transformação química – a  conversão eficiente de homocisteína em SAMe e glutationa.

A conversão de homocisteína em SAMe requer os seguintes nutrientes:

  1. Folato
  2. Vitamina B12
  3. Vitamina B2
  4. Zinco
  5. TMG (trimetilglicina - a partir de colina)
  6.  Magnésio

E conversão de homocisteína em glutationa requer os seguintes nutrientes:

  1. Vitamina B6
  2. Vitamina B2
  3. Zinco

Quando seu corpo não converte eficientemente a homocisteína em SAMe e glutationa, a quantidade de homocisteína sanguínea  aumenta.

Um nível elevado de homocisteína no sangue prejudica a sua saúde das seguintes formas:

A homocisteína eleva a velocidades da oxidação e envelhecimento

Processos metabólicos normais que ocorrem em seu corpo estão constantemente produzindo radicais livres, que são formas instáveis ​​de oxigênio, também chamados de oxidantes. O ritmo que você envelhece depende em grande parte da capacidade do seu corpo de proteger seus tecidos contra esses radicais livres. A homocisteína elevada aumenta significativamente a oxidação de radicais livres no seu corpo e consequentemente os danos associados a eles.

Homocisteína causa danos às artérias

Níveis sanguíneos elevados de homocisteína pode danificar o colesterol que é encontrado no sangue, o que pode levar a dirigir danos das paredes de suas artérias. Isto pode conduzir a uma cascata de reações que resulta em aumento da espessura das paredes das artérias, deixando menos espaço para a circulação adequada. Todo este processo é geralmente referido como aterosclerose.

A homocisteína elevada também pode fazer o seu sangue ter uma tendência maior do que o normal para coagular, o que aumenta o risco de desenvolver coágulos que pode ser perigosos, e que poderiam levar a um acidente vascular cerebral.

Finalmente, a homocisteína elevada é reconhecida em reduzir significativamente o óxido nítrico no sangue. O óxido nítrico é um agente crítico para manter saudáveis ​​e flexíveis as paredes arteriais.

Homocisteína elevada faz com que o seu sistema imunitário enfraqueça

Como o nível elevado de homocisteína no sangue é o resultado da conversão ineficiente de homocisteína em glutationa, o corpo tem menos glutationa e a atividade antioxidante que ele proporciona. Com menos glutationa e menos atividade antioxidante em seu sangue, suas células são mais suscetíveis a danos causados ​​pelos radicais livres, que aceleram o envelhecimento global.

Homocisteína elevada aumenta a  dor e a inflamação

Um nível elevado de homocisteína no sangue promove níveis mais elevados no sangue de ácido araquidônico e da prostaglandina E2 (PGE2), que são produtos químicos que o corpo utiliza para promover a inflamação. Embora a inflamação seja necessário para a cura, a curto prazo a inflamação crônica pode causar danos estruturais duradouros em vários tecidos, como as artérias, articulações e nervos.

Em última análise, uma vez que um nível elevado de homocisteína no sangue acelera o envelhecimento e diminui a força de seu sistema imunológico, não é um exagero dizer que ter homocisteína elevada no longo prazo aumenta significativamente o risco de qualquer condição crônica de saúde conhecida, incluindo muitas variedades de câncer.


Qual é o nível saudável de homocisteína no sangue?

Nível de homocisteína


 RISCO

Abaixo de 6.0

10% população

Risco muito reduzido

Entre 6,1 e 8,9

35% população

Risco baixo

Entre 9,0 e 11,9

20% população

Risco positivo para doenças

Entre 12,0 e 14,9

20% população

Risco elevado

Entre 15,0 e 19,9

10% população

Risco muito elevado *

Acima de 20,0

-

Risco extremo **


*Categoria de risco elevado para um ataque do coração, câncer, acidente vascular cerebral ou doença de Alzheimer nos próximos dez a 30 anos;

**Risco para essas enfermidades em menos de dez anos.



A dosagem de homocisteína deve ser parte obrigatória de qualquer check-up que envolva exames padrões de laboratório.


Observações:

As fontes naturais de vitamina B12 são todas sem exceção, de alimentos de origem animal. E é necessário ter uma boa saúde digestiva e uma flora intestinal equilibrada.

As fontes naturais mais expressivas de vitamina B6 são o fígado e outras carnes de órgãos, peixes, e o grão de bico.

As fontes naturais mais confiáveis de zinco são de alimentos de origem animal.

As fontes naturais mais abundantes em colina são a carne de fígado e os ovos.

A fonte mais rica em ácido fólico é o bife de fígado.

As fontes de vitamina B2 incluem laticínios, amêndoas e espinafre.

Ou seja, todas as fontes de proteínas são as mesmas fontes das vitaminas e minerais necessárias para o ótimo metabolismo da homocisteína, razão pela qual nossos pais e avós insistiam para consumo de alimentos tradicionais como fígado, ovos e leite. Como esses alimentos tem sido demonizados pelos especialistas modernos, não é difícil imaginar porque todas as doenças degenerativas sejam epidêmicas no início do século XXI e isso só tenda a piorar, uma “gentileza cheia de boa intenção” da nova saúde nutricional baseada na distância do ser humano de suas origens fisiológicas e da roda da vida. A vergonha de o homem ser um animal onívoro é pior que a vergonha da sexualidade nos tempos medievais, mas a estupidez do preconceito deformador é tão sombria como sempre foi.

 Um pretenso profissional de saúde que diz que o melhor para reduzir a homocisteína é diminuir o consumo de proteínas (de origem animal) deve saber tanto de fisiologia quanto um ornitorrinco sabe da arte de voar...


Observações extras não estão no artigo original

 

Artigo é uma tradução livre no texto do dr Ben Kim

(http://drbenkim.com/articles-homocysteine.html)